segunda-feira, 25 de maio de 2009

Memorial Profissional

Meu nome é Maristania Teixeira de Miranda Neiva, sou licenciada em Letras - Língua Portuguesa/Inglesa/Literatura pela FAFIDIA de Teófilo-Otoni MG. Conclui o curso em 1993 e já lecionava Língua Portuguesa há dois anos na zona rural, no Distrito de Engenheiro Schnoor, na cidade de Araçuaí - MG(minha terra natal), adorava o Distrito onde trabalhava, as pessoas e minha profissão, pois os alunos eram muito dedicados e carinhosos. No ano seguinte fui trabalhar em Araçuaí, também com Língua Portuguesa.Em 1997 fiz Pós-Graduação em Língua Portuguesa e desde então sempre trabalhei somente neste conteúdo. Em 2002 efetivei como professora estadual e trabalho na zona rural, na Comunidade da Baixa-Quente, neste município e em uma escola particular na zona urbana e, isto faz com que exerça um paralelo muito interessante e eriquecedor. Procuro sempre fazer o meu melhor para atender às expectativas, ansiedades e sanar as dificuldades do dia-a-dia surgidas em minha vida profissional e na vida dos meus alunos.

Memorial de Leitura

A leitura é uma prática que a cada dia reforça o nosso aprendizado, atende aos nossos anseios e supera nossas dificuldades. Sempre tive a oportunidade de ler, pois minha mãe estudou em colégio de freiras, e assim, via o estudo como algo essencial à vida das filhas.Convivia com livros, revistas e quando fui à escola já estava entrosada com os mesmos. Lembro-me que a minha primeira professora no Pré-Primário fora irmã Pia. Ela lia lindas histórias, cantava, alfabetizava, enfim, trabalhava muito com nossa imaginação. Logo que aprendi a ler, minhas irmãs já estudavam e tinham um livro que se chamava "As mais belas histórias" e elas liam para mim e eu entusiasmada comecei a lê-lo também e o li várias vezes. As histórias que mais gostava era "João Felpudo","Epaminodas" e "A Bela e a Fera".Tenho várias lembranças de leitura que chegaram até mim através da minha família e da minha escola como: revistinhas de Luluzinha, Mônica e os "velhos clássicos infantis", Chapeuzinho Vermelho, Os Três Porquinhos e outros; sempre quis ajudá-los  a sair das situações difíceis que surgiam no decorrer das histórias, sonhava com essa ajuda e sofria por eles; vivia no mundo deles e foi bom esse tempo de "contos de fadas". E quando fui crescendo, fui lendo tanto os clássicos como os contemporâneos para os adultos. Hoje, tento passar aos meus alunos esse  amor à leitura e leio tanto os livros específicos de trabalho como livros da literatura infanto-juvenil  os quais trabalho com meus alunos e, outros que amigos indicam ou que são considerados best-selers. Há  poucos dias li "O Vestido" e neste momento estou lendo Marley e Eu, indicado por um aluno meu.