domingo, 14 de junho de 2009

Gestar II-Montes Claros e Relatório I - Oficinas Introdutórias









Gestar II-Montes Claros

Memorial Profissional 

Meu nome é Maristania Teixeira de Miranda Neiva, sou licenciada em Letras - Língua Portuguesa/Inglesa/Literatura pela FAFIDIA de Teófilo-Otoni MG. Conclui o curso em 1993 e já lecionava Língua Portuguesa há dois anos na zona rural, no Distrito de Engenheiro Schnoor, na cidade de Araçuaí - MG(minha terra natal), adorava o Distrito onde trabalhava, as pessoas e minha profissão, pois os alunos eram muito dedicados e carinhosos. No ano seguinte fui trabalhar em Araçuaí, também com Língua Portuguesa.Em 1997 fiz Pós-Graduação em Língua Portuguesa e desde então sempre trabalhei somente neste conteúdo. Em 2002 efetivei como professora estadual e trabalho na zona rural, na Comunidade da Baixa-Quente, neste município e em uma escola particular na zona urbana e, isto faz com que exerça um paralelo muito interessante e eriquecedor. Procuro sempre fazer o meu melhor para atender às expectativas, ansiedades e sanar as dificuldades do dia-a-dia surgidas em minha vida profissional e na vida dos meus alunos. 


Memorial de Leitura 

A leitura é uma prática que a cada dia reforça o nosso aprendizado, atende aos nossos anseios e supera nossas dificuldades. Sempre tive a oportunidade de ler, pois minha mãe estudou em colégio de freiras, e assim, via o estudo como algo essencial à vida das filhas.Convivia com livros, revistas e quando fui à escola já estava entrosada com os mesmos. Lembro-me que a minha primeira professora no Pré-Primário fora irmã Pia. Ela lia lindas histórias, cantava, alfabetizava, enfim, trabalhava muito com nossa imaginação. Logo que aprendi a ler, minhas irmãs já estudavam e tinham um livro que se chamava "As mais belas histórias" e elas liam para mim e eu entusiasmada comecei a lê-lo também e o li várias vezes. As histórias que mais gostava era "João Felpudo","Epaminodas" e "A Bela e a Fera".Tenho várias lembranças de leitura que chegaram até mim através da minha família e da minha escola como: revistinhas de Luluzinha, Mônica e os "velhos clássicos infantis", Chapeuzinho Vermelho, Os Três Porquinhos e outros; sempre quis ajudá-los a sair das situações difíceis que surgiam no decorrer das histórias, sonhava com essa ajuda e sofria por eles; vivia no mundo deles e foi bom esse tempo de "contos de fadas". E quando fui crescendo, fui lendo tanto os clássicos como os contemporâneos para os adultos. Hoje, tento passar aos meus alunos esse amor à leitura e leio tanto os livros específicos de trabalho como livros da literatura infanto-juvenil os quais trabalho com meus alunos e, outros que amigos indicam ou que são considerados best-selers. Há poucos dias li "O Vestido" e neste momento estou lendo Marley e Eu, indicado por um aluno meu.  


Relatório I - Oficinas Introdutórias - Município de Itinga-MG

Novos Rumos, Novos Saberes

No dia 06 de junho de 2009, finalmente demos início ao GESTAR II no município de Itinga. Realizamos a oficina introdutória com duração de 4 horas, ou seja, a abertura oficial com participação bem significativa e importante da comunidade escolar local, autoridades, homenageados (ex- professora de Língua Portuguesa, escolhida pela própria comunidade ) e representante da S.R.E.

A comunidade escolar, juntamente com professores cursistas tomaram conhecimento sobre a finalidade, o funcionamento do programa e a proposta pedagógica do GESTAR e das ações integrantes. Havia uma expectativa muito grande por parte de todos, as escolas locais fizeram apresentações de corais e peças teatrais envolvendo alunos; relatos e discursos sobre a importância dessa busca constante em que o professor capacita-se e adquire mais conhecimentos para passar aos seus alunos. Foi um momento muito bom em que não só os cursistas ficaram motivados a participarem do GESTAR II, como a comunidade escolar presente.

Houve um intervalo para o almoço e às 13 horas iniciei a primeira oficina com os professores cursistas, com duração de 4 horas também. Primeiramente foi realizado um momento de acolhida com uma linda mensagem e reflexão da mesma, e assim, fizemos uma troca de opiniões. Depois fizemos uma dinâmica de apresentação em que cada um expunha suas expectativas, anseios em torno da Educação e do Gestar. 

Foi feita uma explanação sobre o Guia Geral e neste momento já coloquei sobre o relatório que cada um deveria fazer ao final de cada oficina, abordando como foi a aplicação da mesma em sala de aula e que no final do curso cada professor cursista deverá apresentar um Projeto, de preferência interdisciplinar. Os professores fizeram bastantes questionamentos e deu para perceber uma apreensão positiva, preocupação de quem está levando a sério, e assim, fui tirando as dúvidas e começaram a mostrar tranquilidade.

Distribui os quites com o material e expliquei toda a dinâmica das oficinas e como iríamos trabalhar e com qual TP e as divisões das mesmas até conseguir um entendimento claro de todos. Já com o material em mãos, demos início a explançaõ dialogada e prática de gêneros textuais. Dividi a turma de 18 professores em grupos com envelopes contendo gêneros textuais diversos e pedi-lhes que olhassem o material, fizessem uma seleção dos mesmos da maneira que achassem melhor e uma forma dinâmica e clara para apresentarem, mostrando como poderiam trabalhar com estes em sala de aula. Assim, percebi que muitos têm um conhecimento bom, outros conhecem, mas ainda fazem uma certa confusão, isto foi possível perceber no momento de apresentarem os resultados dos estudos em grupo. Na troca de informações entre os mesmos houve mediações da minha parte e dos próprios cursistas. Achei excelente estas mediações, pois foi de grande crescimento e aproximação de todos.

Por fim, a oficina foi finalizada com uma mensagem para reflexão, para nunca desistirmos e sermos sempre determinados. 

Houve o momento de avaliação do encontro e todos demonstraram um grande interesse e disposição para fazerem o Gestar e gostaram demais do 1º encontro, apesar de acharem o tempo de quinze dias pouco para aplicação de cada oficina, mas um querer muito gratificante em todos.

Foi muito bom este primeiro encontro!

Maristania Teixeira de Miranda Neiva - Professora Formadora do Município de Itinga.