RELATÓRIO DA OFICINA SOBRE A TP3 - UNIDADES 11 e 12
Iniciei a oficina sobre os gêneros e tipos textuais, trabalhando com slides sobre o assunto para melhor esclarecimento, e assim, tirar dúvidas ainda existentes. Em seguida os cursistas relataram as experiências em sala de aula e a maioria deles trabalharam com a narrativa e alguns com a descrição. Percebi que trabalharam com estes tipos textuais por estarem mais familiarizados com eles e os alunos também. Sendo assim, mostrei-lhes a importância de trabalhar com o desconhecido, ou melhor, com o novo para que possamos aprender e ensinar também e ver as dificuldades reais e tentar solucioná-las.
Levaram textos narrativos, imagens para sala de aula e mostraram as características de cada um e depois trabalharam com os textos e, os outros tipos textuais foram só citados. Assim, já trabalhado em sala eles aplicaram o Avançando na Prática. Relataram que boa parte dos alunos conseguiram entender a proposta da atividade e desenvolveram bem, porém uma pequena parte teve dificuldade, mas com as interferências feitas pelos professores com mais explicações e exemplos acabaram desenvolvendo as atividades também.
Após relatarem as experiências dividi os professores em grupos e foram fazer a análise do texto de Jô soares, observando todos os tipos textuais existentes, o tipo textual predominante e qual o gênero. Depois da análise discutimos em roda e todos colocaram suas observações e dificuldades, mas na troca de informações todas as dúvidas foram sanadas.
Por fim fizemos a avaliação da oficina e passei uma mensagem final.
Mariatania Teixeira - Formadora em Itinga MG
RELATÓRIO – TP4 – ITINGA – 19/08/09
No dia 19 de agosto, foram realizadas as oficinas 07 e 08 da TP4, no município de Itinga, MG. Começamos a oficina com uma reflexão sobre letramento, alfabetização e escolaridade. Ainda havia algumas dúvidas sobre o assunto, mas a discussão foi rica e proveitosa, não havendo mais dificuldades para diferenciá-los.
Na segunda parte da oficina, discutimos um pouco mais sobre letramento através de um slide com um texto da Professora Magda Soares: “Poesia e Letramento”.
No relato de experiências, discutimos sobre a produção de textos em nossas salas de aula e das dificuldades que encontramos para ensinar a escrita aos nossos alunos, uma vez que eles leem pouco e somente o fazem na escola. Falamos também da necessidade de a leitura se tornar uma prática em todos os conteúdos e não ser exclusividade das aulas de Língua Portuguesa, pois só assim poderemos vencer os obstáculos e fazer dos nossos alunos leitores eficientes e capazes de resolver todos os problemas que lhes forem propostos.
Na quarta parte da oficina, aprofundamos no estudo da TP com um slide sobre o “Ensino da Escrita”. O estudo foi proveitoso, pois ao estudar a teoria, surgiram atividades de produção de textos e de práticas de correção de textos em sala de aula.
Em seguida, a turma foi dividida em grupos para a atividade prática. A socialização foi muito boa, todos os grupos realizaram com louvor as tarefas.
Na avaliação, todos acharam a oficina muito boa e foram unânimes em afirmar que só a reflexão e o estudo nos ajudarão a encontrar soluções para os nossos problemas.
Maristnia Teixeira de M. Neiva - Formadora em Itinga