segunda-feira, 5 de outubro de 2009

RELATÓRIO DA OFICINA TP5

A oficina foi iniciada com um slide "Decadência do Romantismo" e, a partir daí começamos a discutir sobre Estilística. Trocamos bastante ideia, e assim, passei o slide no qual havia o resumo da TP5: Estilística, Coerência e Coesão. A medida que passava o slide, parava para discutir, tirar, dúvidas, acrescentar alguma coisa.

Quando já estava tudo analisado, iniciei o relato de experiência, e assim , cada professor foi contando como fizeram em sala de aula para introduzirem os assuntos da TP5. Alguns levaram textos variados, frases soltas, palavras e daí deram início às atividades e a medida que as dificuldades surgiam entre os alunos, os professores esclareciam e explicavam os conteúdos. Por fim aplicaram os avançando na prática e a maioria dos alunos conseguiram resolver sem grandes dificuldades e, os poucos que não conseguiram demonstraram dificuldades por não terem uma boa leitura e dificuldades em interpretação; não têm sequência lógica. É um problema que os professores estão buscando sempre soluções, mas é um processo longo e que requer um grande empenho por parte de todos.

Após os relatos e discussões de como vencer as dificuldades surgidas em sala, passamos para as propostas de atividades aos professores das páginas finais da TP sobre Coerência e Coesão. Dividi os grupos e entreguei vários textos publicitários para que eles escolhessem, e assim, produzissem as atividades. Eles fizeram as devidas apresentações em frente a sala explicando o texto publicitário ( verbal e não-verbal), qual a coerência existente e por quê? O outro grupo também usou um texto publicitário, porém de forma inusitada, pois fazia uma referência ao texto como se fosse mostrar algo negativo e, no fim mostrva o positivo, através de conectores adversativos, mostrando assim a coesão textual. Todos as apresentações foram enriquecedoras para conclusão da TP5.

Para encerrar o assunto, pois a oficina foi de 8 horas( a pedido dos cursistas), passei o  slide do "Matuto no Cinema", mostrando que através somente da imagem ele consegue criar umtexto dentro do seu estilo e usando também da coerência e coesão para contá-lo, lógico com o uso do seu idioleto