sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Oficina sobre Projeto - 17/10/09 ( 4 horas)

Iniciei a oficina com uma mensagem aos professores parabenizando-os pelo dia e entreguei-lhes um cartão com bombom. Conversamos um pouco sobre este momento tão significativo para nós que trabalhamos como Educadores.

Assim, começamos a convesar sobre Projetos, trabalhando em cima dos tópicos que todo projeto tem que ter. Após a discussão pedi-lhes que fizessem um esquema de um projeto, em grupo, e depois  cada grupo apresentou o seu resultado.

E dentro da discussão deu para perceber que os professores já têm uma experiência boa com projetos e os executam sempre, só não têm o hábito do registro por escrito e nem gravação ( filmagem), na mairia das vezes preocupam só na execução e os poucos registros que fazem é através de fotos. E durante a raflexão sobre o assunto mostrei-lhes que o registro escrito, fotos e filmagem é a melhor maneira de dar sequencia a aprendizagem e valorizar o esforço de cada um, tanto do aluno quanto do professor, pois com os registros pode-se fazer na própria escola um arquivo excelente dos trabalhos realizados em que todos podem trocar de forma dinâmica seus conhecimentos.

Oficina Livre - 17/10/09 (4 horas)

Levei os pofessores à sala de vídeo e passei o filme "Narradores de Javé". Ao terminar pedi-lhes que reunissem em grupo e respondessem as perguntas da proposta de análise do filme. Assim que terminaram começamos a trocar opiniões e aproveitamos para revisar a TP4 ( a questão de alfabetização e letramento), foi muito produtiva porque as dúvidas que ainda existiam foram eliminadas.

Os professores gostaram muito do filme e pediram cópias para trabalharem com os alunos do 8º e 9º ano, levando-os também a observarem  a impotância da alfabetização e não  só do letramento; como também do trabalho em equipe; da liderança, enfim todos os aspectos positivos e negativos que envolviam a narrativa.

Maristania Teixeira - Formadora em Itinga MG